Oct 31, 2006

Falta de tempo...


Sei que já não escrevo há muito tempo aqui neste cantinho por isso hoje decidi tirar uns minutinhos para alinhavar qualquer coisita. A ver... Tenho tido muito trabalhinho (acho que nestas primeiras semanas em LA já fiz quase mais do que ano passado todo-tirando a altura dos exames- em CS), tenho ouvido bastante música da qual não posso deixar de destacar o Collector´s Edition do 10º aniversário dos enormes Placebo (lindo, lindo, lindo) e uma banda que descobri há pouco, os Harry and The Potters, que escrevem músicas, claro sobre os livros do Harry Potter simplesmente deliciosas, como Save Ginny Weasley, I am a Wizard, Cornelius Fudge is an Ass e por aí fora.... O meu Braga pronto, perdeu, vamos lá ver como corre na 5ª frente aos checos do Liberec. Amanhã vou à Luz, a convite da minha amiga Raquel (bigada!!!) ver o Benfica-Celtic para a Liga dos Campeões (quem me dera que o Braga lá estivesse para o ano, mas está difícil...) e tenho a certeza de que vai ser muito divertido. Espero bem que eu não vá agoirar... HEHE, ná, Portugal acima de tudo, sempre. Estou ansiosa por ver a homenagem dos escoceses ao Féher.
Sexta tenho um exercício de transcrição fonética, coisa que não desejo a ninguém. E pronto depois é fim de semana outra vez. Qualquer dia, devagar devagarinho, estamos no Natal.

Oct 17, 2006

To do

- corrigir a composição de Alemão;
- procurar um artigo e resumi-lo para sexta em Português;
- passar a limpo o trabalho de Linguística, que graças a Deus, já ta feito (para o bem ou para o mal);
- pesquisar sobre um tema para o trabalho de grupo de inglês e fazer o trabalho em si;
- passar a computador os textos do teste diagnóstico de Portugês e reescrevê-los;
- fazer outra composição de Alemão;
- fazer um comentário de 5 linhas a um texto de Terminologia;

E acho que é SÓ isto... por enquanto.

Oct 11, 2006

The Historian by Elizabeth Kostova


Confesso que não conhecia o livro quando o comprei, nem sequer tinha ouvido falar dele e ainda por cima dizia que na capa que era um "internacional bestseller". Então eu li a parte de trás e aquilo cativou-me, vampiros, europa de leste, bibliotecas e perseguições... que mistura! E o livro não me desiludiu.
Kostova, licenciada em Yale, leva-nos, por séculos esquecidos, a procura da raíz histórica do Drácula. O gosto por estes temas surgiu enquanto viajava com o pai pela Europa e este lhe foi apresentando o vampirismo. Esta história tem uma narradora anónima, que nos conta isto em 2008, cujo pai (Paul) foi impulsionado a seguir o traço do vampiresco Vlad Tepes, mais conhecido por Dracula. Apesar da narrativa ter início em 1972, ela é dividida em 3 partes distintas:
- a viagem (entre 1972 e 1973) quando a filha de Paul, faz uma viagem por França com um aluno de Oxford, Stephen Barley
- as viagens de Paul, em 1950, quando ele inicia a busca pelo seu professor desaparecido, Bartholomew Rossi, em Istambul
- as viagens pelo leste do próprio Bartholomew Rossi
Assim sendo, o enredo desenvolve-se através de cartas, excertos de livros e pela resconstituição dos relatos do pai, enquanto os motivos, vida e história do Drácula são lentamente revelados.

Resumo do enredo:
Paul, um professor reside em Amsterdão com a sua filha (a narradora cujo nome nunca é desvendado) e durante as suas viagens vai-lhe contanto pormenores sobre o seu mentor de tese, Bartholomew Rossi, que desapareceu. No entanto esta busca pelo seu professor leva-o ao encontro de Helen (ou Elena). Mas antes de poder terminar a sua história, desaparece.
Pelas cartas do pai endereçadas a ela, que explicam toda a história, quer a do pai quer do professor, a narradora é levada a um mosteiro no sul de França, acompanhada por Bailey. Nessas cartas são relatadas as peripécias (que não têm nada de divertidas...) que os (Paul e Helen) levam à Bulgária e ao terem, no culminar da viagem, de matar o professor de forma a prevenir que ele não se transforme num vampiro. Helen que entretanto é mordida duas vezes (sendo necessárias 3 para a transformação ocorrer), também corre o perigo de "viver" eternamente.
As revelações mais "bombásticas" deste livro de 816 páginas (em inglês, pelo menos) são:
- a narradora descobre que é descendente de Vlad Tepes, através da sua mãe;
- que Helen é filha ilegitíma de Rossi, que é drogado de forma a esquecer que conheceu a mãe de Elena, durante as suas viagens, na Roménia;
- a Ordem do Dragão ainda existe, mas Drácula continua a ser perseguido por um grupo elitista de muçulmanos fundado há séculos por Mehemed II;
- o túmulo de Drácula, juntamente com a sua biblioteca, mudam constantemente de morada, de forma a ser difícil de encontrar;
- de vez em quando, algum estudioso na Europa recebe um livro antigo, todo em branco, excepto as páginas centrais, que têm um dragão intricamente desenhado, que os leva a procurar o Drácula. Mas, quando alguém se envolve demasiado na busca, ou a pessoa ou algum ente querido irá ser alvo de alguma tragédia, que serve como único aviso;
- Helen desapareceu alguns anos após o nascimento da filha,depois de ter mostrado sinais de vampirismo, estando quase 18 anos desaparecida, quando todos a julgavam morta;

No geral, apesar de parecer pesado, lê-se bem e tem umas referências históricas extraordinárias. Vale a pena... para quem quer gastar 22 euros em português, mas quem quiser ler em inglês eu posso emprestar!!

Oct 3, 2006

UEFA HERE WE GO

Depois da fantástica vitória de ontem frente ao Tripeiros Futebol Clube (que bem que soube, invencíveis o tanas! Ó Juju, que peninha que temos de ti...), soubemos hoje de manhã as equipas que vamos defrontar na fase de grupos da Taça UEFA. Sinceramente, o grupo até não é mau! Vejamos: temos 2 equipas teoricamente mais fortes e 2 teoricamente mais fracas. Sendo assim, temos o Sevilha (vencedor da época passada, segundo me dizem...) e o AZ Alkmaar, nas mais fortes e o Grasshoppers e o Liberec (da República Checa) nas mais fracas... ainda não se sabe o calendário, mas preferia jogar em casa com o Sevilha ou o AZ e com o Liberec (visto ser o mais longe); fora com um dos "mais fortes" e com o Grasshoppers. Acho que temos possibilidades de ir mais longe, mas para o caso de não acontecer, chegar aqui já foi muito bom.

FORÇA BRAGA!!!

Oct 2, 2006

Obrigada a quem veio ontem...



...à minha festa de aniversário! Eu sei que não foi grande coisa, mas eu gosto sempre de reunir as pessoas que me são mais queridas, e isso aconteceu (apesar de a Su não ter podido vir...:-(. Por isso, estava muito feliz ontem. A prenda da Lau e da Kel foi, sem dúvida, o ponto alto da noite! Confesso, experimentei o top (infelizmente depois de vocês terem ido embora...) e pronto, eu gostei de me ver, sim, e as pessoas ficaram todas muito surpreendidas, porque como sabem, aquele estilo de roupa não faz muito o meu género! Mas teve a aprovação de toda a gente...! Também gostei das outras prendas, claro, o bonito bloco da Cat e a pulseira e as flores da Sofia (vermelhas e brancas, claro está!), mas acima de tudo gostei que estivem comigo neste dia.

OBRIGADA.

P.S: Pronto, a Sofia não está na foto, ela não gosta... mas estão, da esquerda para a direita: a Cat, a Lau, a Kel e eu.