Mar 7, 2006

A Noite das Estrelas


Devo confessar que foi a primeira vez que vi os Óscares da Academia, uma das entregas de prémios mais importantes do Mundo, em directo. Ganhar o Sr. Oscar é uma forma de reconhecimento pelo trabalho nas muitas vertentes do mágico mundo de Hollywood, quer à frente ou atrás das câmaras. Ora bem, preparei-me psicologicamente para passar uma noite com os meus actores e actrizes preferidos e sabia bem que antes das 4 não ia acabar. Apesar de tudo, devo dizer que valeu a pena. Para começar em grande, com o glamour inerente a este tipo de eventos, vi as estrelas a chegarem a "red carpet", um dos locais favoritos dos espectadores e onde os famosos se sujeitam aos intermináveis flashes dos fotógrafos e às perguntas dos reporteres. A moda é uma parte importante e até essencial dos Óscares e havia muita gente deslumbrante a passear-se pelo tapete. No que diz respeito às senhoras, porque sobre os homens não há nada a dizer... gostei especialmente da Sandra Bullock (num vestido azul escuro-de Angel Sanchéz- que tinha uma característica que achei deliciosa: tinha bolsos-segundo ela, para o Keanu não ter de levar as coisas dela); da Felicity Huffman (preto com uma grande decote em V, de Zac Posen); da Jessica Alba (um vestido dourado justo, de Versace) e Michelle Williams (num fantástico canário) e Keira Knightley (vestido roxo, com uma só alça, que abria em baixo), ambas vestidas por Vera Wang. Quando aos senhores, o que tenho a salientar é o facto de Jake Gyllenhaal (fantástico!) e George Clooney (sempre bem) terem aparecido sozinhos! Anda tudo a dormir pros lados de Hollywood ou quê?!
O espectáculo, apresentado por Jon Stewart (um dos melhores comentadores /comediantes que aí andam), começou eram sensivelmente 1 da manhã em Portugal Continental e prolongou-se (com intervalos q.b) até aos 4 e meia! Jon Stewart desempenhou bem o seu papel e animou a cerimónia com as suas piadas - aquela da Bjork foi má....hehe.
No que toca aos vencedores não houve grandes surpresas: Melhor Actor Secundário-George Clooney por Syriana; Melhores Efeitos Especiais-King Kong; Melhor Filme Animado- Wallace and Gromit: a Maldição do Coelhomem; Melhor Curta Metragem- Six Footer; Melhor Curta-Metragem Animada-The Moon and The Sun: An imagined conversation; Melhor Guarda-Roupa-Memórias de uma Gueixa; Melhor Caracterização-As Crónicas de Narnia; Melhor Actriz Secundária-Rachel Weisz, por O Fiel Jardineiro; Melhor Documentário Curto- A Note of Triumph:The Golden Age of Norman Corwin; Melhor Documentário- A Marcha dos Pinguins; Melhor Direcção Artística- Memórias de uma Gueixa; Melhor Banda Sonora- Brokeback Mountain; Melhor Mistura Sonora-King Kong; Melhor Música de um Filme- "It´s hard out here for a pimp", Three 6 Mafia, Hustle and Flow; Melhor Edição Sonora-King Kong; Melhor Filme Estrangeiro-Tsotsi, África do Sul; Melhor Edição- Crash; Melhor Actor- Phillip Seymour Hoffman, Capote; Melhor Fotografia-Memórias de uma Gueixa; Melhor Actriz- Reese Witherspoon, Walk the Line; Melhor Argumento Adaptado- Brokeback Mountain; Melhor Argumento Original- Crash; Melhor Realizador-Ang Lee, Brokeback Mountain; Melhor Filme- Crash. Eu concordo com a maioria das atrbiuções, mas acho que muita gente ficou chocada pelo vencedor do Melhor Filme... a prova de que a Academia ainda tem muito por onde andar e que ainda não está suficientemente aberta a temas mais controversos. Fiquei desiludida, mas sem tirar o mérito a Crash. Tirando isso...

1 comment:

Raquel said...

Para mim não ha nada melhor que a noite dos oscares, ver aqueles vestidos, todo o glamour que está presente nesta noite... tanto gosto que passo o ano todo à espera deste dia se bem que este ano portei-me mal (lol) e não vi. dos vencedores apenas achei justo o oscar que foi entregue ao protagonista de Capote, e o que foi entregeu ao George Clooney mas pronto quem manda são eles e nos temos de aceitar, né?

beijinhos ***